A CRUZ1
A cruz é um dos símbolos mais antigos do Cristianismo. Um dos significados teológicos da cruz é o relacionamento da humanidade (representada pela haste horizontal) com Deus (representado pela ponta superior da cruz) e o mundo material (representado pela ponta inferior, que toca ao chão).
ICTHUS (PEIXE)
O peixe foi adotado como principal símbolo do cristianismo primitivo. Marcava lápides nas catacumbas romanas, onde cristãos perseguidos se encontravam em segredo para seguir sua fé. É baseado nas primeiras letras gregas de Jesus Cristo de Deus Filho Salvador, Ieosus Christos Theou Yios Soter, que se soletra Icthus, a palavra grega para peixe.
COROA DE FLORES
O simbolismo de coroas de flores é usada principalmente em funerais, pelo menos desde o tempo da Grécia Antiga, para representar um círculo de vida eterna. Geralmente são feitas de flores denominadas “sempre-viva”, tal que representam a vitória do espírito eterno sobre a morte.
A HÓSTIA E O CÁLICE
A hóstia é o termo usado para o pão consagrado por um sacerdote, que, antes de consagrado, é denominado partícula. Representa o corpo de cristo e é ingerido junto do vinho, que representa o seu sangue. São consumidos pelos fiéis como modo de remição de seus pecados
Cálice: Objeto onde é colocado o vinho, durante a celebração na hora da consagração esse vinho se torna o Sangue de Cristo. Quando for manejá-lo tenha cuidado e o segure com as duas mãos, uma na sua base e outra sobre ele. Para não confundir o cálice com a Âmbula repare que ele não tem tampa.
Âmbula ou Cibório: Objeto onde são guardadas as partículas da comunhão (hóstias), que na hora da consagração se tornam o Corpo de Cristo, cuidado ao manejá-las porque geralmente carregamos mais de uma, então a segure firme. Repare que a âmbula (ou cibório) tem tampa, algumas ainda têm uma “capinha” chamada conopeu.
Castiçal: Local onde a vela fica durante a celebração, existem vários modelos de diferentes tipos e tamanhos. Algumas vezes é solicitado