A BELÉM DOS LITERATOS
Priscila Brito Guerra1
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a cidade de Belém vista pelos olhares de escritores paraenses, que, apaixonados por sua cidade natal, revelam aspectos bem particulares de uma significativa e inesquecível parte de suas vidas. Belém será revelada por um aspecto singular, pitoresco e intimo, assim, a cidade poderá ser compreendida por outros aspectos e vista com outros olhos.
Palavras-Chave: Literatos, Belém, escritores paraenses.
Abstract:
This article aims to present the city of Bethlehem as seen by Para eyes of writers who, in love with their hometown, reveal very specific aspects of a significant and unforgettable part of their lives. Bethlehem will be revealed by a singular feature picturesque and intimate, so the city can be understood by other aspects and views with other eyes.
Keywords: Writers, Bethlehem, writers Para.
INTRODUÇÃO:
A cidade de Belém vem sofrendo várias mudanças desde sua fundação, principalmente no que diz respeito à mudança de sua paisagem; mas, foi no período do governo de Antônio Lemos, que a cidade tomou para muitos, ares de metrópole. Isto porque, com os lucros obtidos da exploração do látex, a elite paraense pode ter acesso a novas expressões de cultura, basicamente, a europeia.
Muito se escreveu sobre a Belém da Belle Époque, vários escritores, romancistas e poetas revelavam aspectos gerais e particulares da cidade revelada através desse “europeísmo” presente nos seus costumes, suas crenças religiosas, as práticas da nova elite que surge com a borracha e principalmente revela o novo semblante de Belém, cidade agora moderna e cosmopolita.
De acordo com a professora Maria de Nazaré Sarges:
Belém, portanto, tornou-se, sob certos aspectos, uma capital agitada, pretensamente mais europeia do que brasileira dominada por um francesismo especialmente no aspecto intelectual, que ressaltava a ligação da cidade com as principais capitais europeias. 2
Porém,