Belém da memória
Prof. João de Barros – Sociologia – Profa. Ana Maria(Literatura) | | |
JUSTIFICATIVA
O processo de urbanização não é uniforme. As diferenças regiões e estados brasileiros apresentam uma urbanização desigual e diferenciada, principalmente, levando em consideração as diferenças entre o interesse capitalista e o interesse social. As desigualdades no ritmo do processo de urbanização refletem as disparidades econômicas regionais e a própria inserção diferenciada de cada região na economia nacional, isto é, a urbanização é um dos espelhos da função que cada região desempenha na economia do país. Assim, “a cidade expressa as características da sociedade que, naquele lugar e a cada momento, ali vive.” (Henri Lefebvre). Perceber essa unidade política-social com as suas atividades práticas de compreensão e organização espacial, terá a importância de entender a realidade das transformações no tempo e no espaço, assim como, entender que a “organização do espaço é também condição social” possibilitando garantir o desenvolvimento da percepção do educando para o espaço e o tempo da Cidade de Belém. Ademais, portanto, se se “ler o espaço urbano, se lê a história da sociedade belenense”. Sendo assim, olhar os espaços de Belém aguçará no aluno a criticidade, bem como, a sua compreensão e o amor pela nossa cidade.
COMPETENCIA * Promover o interesse pela história urbana da cidade de Belém através das fotografias e vídeos a partir da Doca de Sousa Franco, Orla Ver-o-Rio, Ver-o-Peso, Comércio, Forte do Castelo e Portal da Amazônia. * Compreender as transformações dessas áreas, assim como, Belém cidade de costa para o rio. * Compreender a nova fase de revitalização urbana nessas áreas. * Entender a importância dos rios para a economia de Belém.
- PROPOR AÇÕES QUE FAVOREÇAM: * A formação da consciência crítica, reflexiva e participativa de nossos alunos a partir de