Trabalho primeira instru ao
Humildemente pretendemos apresentar os ensinamentos passados em loja por todos os irmãos, bem como pelas leituras que tivemos a oportunidade de apreciar, sobre a primeira instrução do grau de aprendiz maçom.
A primeira instrução é a mais simbólica de todas, competindo ao aprendiz o desbaste das asperezas da pedra bruta, transformando-a na pedra cúbica, ou seja, através dos ensinamentos nos livramos de nossos vícios e defeitos. Para isso nos servimos do maço e do cinzel, instrumentos que representam, respectivamente, a força e a suavidade necessárias para derrubar nossas limitações e superar as dificuldades.
No Painel da Loja estão presentes os símbolos que o aprendiz deve conhecer e que nos nortearão nas instruções que seguirão.
O Templo representado por um quadrilongo, com comprimento de oriente ao ocidente, largura de norte ao sul, profundidade é da superfície ao centro da Terra e a altura do Zênite ao Nadir (da terra ao céu), simbolizando a universalidade da instituição e mostrar que a caridade maçônica limita-se unicamente pela prudência.
Sua orientação é do Oriente ao Ocidente por vários motivos: o Sol, a glória maior do G.’.A.’.D.’.U.’. nasce no Oriente e finda no Ocidente; do Oriente também vem a civilização e a ciência e por último, a doutrina do Amor e da Fraternidade, bem como o cumprimento das Leis também vieram do Oriente.
Foi-me ensinado que três colunas sustentam essa Loja: a da Sabedoria, Força e Beleza. A sabedoria, representada por Salomão, rei de Israel, que construiu o Templo de Jerusalém e dedicou-o ao serviço de Deus, indica o caminho que devemos seguir. A Força, representada por Hiram, que