pesquisas
INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS
FACULDADE DE GEOLOGIA
LABORATÓRIO DE RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE LARHIMA
PROJETO DE PESQUISA-EXTENSÃO
ILHAS DO SISTEMA HÍDRICO GUAMÁ – BAHIA DO GUAJARÁ
Coordenador: Prof. Dr. Milton Matta
DEZEMBRO/2010
I-INTRODUÇÃO
A Amazônia possui inúmeras riquezas naturais e uma biodiversidade ainda desconhecida pela comunidade internacional é compartilhada por nove países, sendo o Brasil com maior área e potencial. E as comunidades mais distantes se localizam nos inúmeros arquipélagos espalhados por toda a região. Esse elemento de nossa fisiografia representa muito mais que um simples amontoado de ilhas, que se destacam nos mapas geopolíticos. Constituem relevantes potenciais turísticos e de produção de alimento que podem contribuir para o desenvolvimento municipal, estadual e, até mesmo, representar um forte componente na matriz de divisas do eco-turismo nacional. Um forte contraste, porém, tem sido facilmente percebido entre o potencial de desenvolvimento representado pelas “Ilhas de Belém” e as condições quase desumanas em que vivem as populações das diversas ilhas do entorno.
Dentro deste contexto, apresenta-se aqui uma proposta técnico-financeira para equacionamento dos problemas geo-sócio-ambientais do cordão de Ilhas do sistema hídrico rio Guamá – Baia de Guajará e apresentação de soluções viáveis técnica e socialmente e que contemplem o mínimo aposte financeiro por parte dos poderes constituídos.
É necessário que a riqueza e diversidade natural e cultutal das Ilhas, se traduza em desenvolvimento econômico e social. Com este intuito o Laboratório de Recursos Hidricos e Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará apresenta, para o Fórum do Desenvolvimento Sustentável das Ilhas de Belém, esta proposta de mapeamento das necessidades das Ilhas do Sistema Hídrico Guamá – Bahia do Guajará, para que no momento da