Resenha critica - mudanças climáticas globais caçando indicadores no nordeste brasileiro
INTEMPERISMO QUIMICO
MICRO AULA
O intemperismo químico ocorre quando a água transforma a composição mineral das rochas. Tais transformações ocorrem com intensidade variável, pois depende do grau de temperatura e umidade do local. De acordo com as condições do local, a água provoca grandes sulcos que podem atingir centenas de metros de profundidade como é o caso do maior cânion do mundo.
O maior cânion que se sabe é chamado de Yarlung Tsangpo localizado no Tibete, China,.
O mais famoso é o Grand Canyon, localizado nos Estados Unidos da América
No Brasil, há grande concentração de cânions na Serra Gaúcha, onde o maior e mais conhecido é chamado Itaimbezinho, com 5,8 mil metros de extensão, 2 mil metros de largura e 720 metros de profundidade..
A decomposição química dos minerais primários das rochas resulta da ação separada ou simultânea de vários processos químicos: hidrólise, oxidação, hidratação, carbonatação e dissolução.
* Oxidação: consiste na mudança do estado de oxidação de um elemento, normalmente através de reação com o oxigênio. Essa reação produz a destruição da estrutura cristalina do mineral, afetando comumente rochas cujos minerais contém ferro ferroso.
* Hidratação: consiste na incorporação de água ao mineral.
* Hidrólise: é uma reação química entre os íons H+ e o OH- de água e íons do mineral.
* Carbonatação: é a reação de íons hidrogenocarbonatos com íons dos minerais, consistindo em uma modalidade de hidrólise.
* Dissolução: consiste na solubilização direta de alguns minerais por ácidos. Os carbonatos são minerais muito susceptíveis a este tipo de reação. Em se tratando de água pura, a dissolução dos carbonatos é mínima.
REFERENCIAS
http://www.presenteparahomem.com.br/geologia-o-intemperismo-quimico-na-decomposicao-de-rochas/#ixzz11WvyKPyQ