Psicologia aplicada e ética profissional
Sabe-se que a redação, em diferentes tipos de concursos, exige do candidato leitura de mundo. Também é sabido que, para se elaborar um bom texto, não é necessário dominar todas as regras gramaticais.
Por outro lado, para se fazer uma boa redação, é importante obedecer à norma culta dita padrão. Erros como de acentuação, ortografia e pontuação, se forem raros, não retiram de você a possibilidade de obter uma boa nota. Em contrapartida, se forem freqüentes, demonstrarão falta de conhecimento de regras básica da língua ou no mínimo, falta de zelo, de cuidado com o que e como se escreve.
Preocupe-se em ler bastantes matérias sobre assuntos que digam respeito à área que você escolheu para prestar concurso. Por exemplo, numa prova para a Polícia, em nível superior, deve-se estar ciente das formas de perícia técnica, tráfico, policiamento nas fronteiras, desarmamento civil, entre outros temas constantes na mídia. Aconselha-se, num primeiro momento, visitar o site da instituição escolhida a fim de conhecer um pouco mais os assuntos que permeiam essa. Num segundo momento, é preciso ler revistas como Veja, Isto É, Época, entre outras, além de ler jornais como O Globo, Jornal do Brasil, Folha de São Paulo principalmente.
Dominar o assunto não garante um bom texto, articulado. Para isso, deve-se ter uma atenção prévia que diz respeito a seu planejamento. É preciso dividi-lo bem em introdução, desenvolvimento e conclusão, seja ele narrativo descritivo ou dissertativo. Convém ainda estar atento ao número de linhas em cada parágrafo bem como ao número de períodos, à coesão e à coerência. O rascunho é peça-chave para escrever um bom texto. Ao passar a limpo seu texto, você poderá enxergar os erros que passaram despercebidos e poderá ainda cortar os excessos, deixando-o melhor. Esses são aspectos imprescindíveis a uma boa redação.
Dessa forma, pretende-se desenvolver um senso de organização textual tanto quanto a consciência do papel da