resenha movimentaçao eficiente
MOVIMENTAÇÃO EFICIENTE
GUARULHOS
2014
MOVIMENTAÇÃO EFICIENTE
RESENHA CRÍTICA DA DISCIPLINA DE LEITURA
E PRODUÇÃO DE TEXTO REALIZADA SOB A
ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA MARLY MANETTI
PARA OBTENÇÃO DE NOTA B1.
GUARULHOS
2014
IDÉIA CHAVE
“Equipamentos para movimentação segura e rápida de cargas e trabalhadores são determinantes para obtenção de bons índices de produtividade em obras.”
GUARULHOS
2014
MOVIMENTAÇÃO EFICIENTE
Equipamentos para movimentação segura e rápida de cargas e trabalhadores são determinantes para obtenção de bons índices de produtividade em obras .
Um terço do tempo despendido em um canteiro corresponde ao transporte de pessoas e materiais, os bons resultados dependem da especificação, aquisição e uso adequado desses equipamentos. Existe a necessidade de verificar se o equipamento atende efetivamente às necessidades da obra, a escolha do fornecedor deve ser sempre pesquisada. Devem ser exigidos no contrato de locação assessoria e a manutenção técnica dos fornecedores bem como a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) dos equipamentos, e existir na obra um corpo de segurança para fiscalizar diariamente os trabalhos com os equipamentos.
“O Transporte interno representa parcela ponderável no custo da obra, mas possui um elevado potencial para a melhoria do fluxo dos materiais e produtos componentes do sistema construtivo.” (Eng. REMO CIMINO. Planejar para construir,p. 129. São Paulo: Editora Pini, 1987).
Para equipamentos de acesso e movimentação temos, Andaimes que são estruturas provisórias montadas como plataformas elevadas que devem suportas esforços a que são submetidos.
Balancins elétricos, ou andaimes suspensos motorizados, são plataformas elevadas que funcionam por meio de guinchos elétricos e cabos de aço. As gruas, são utilizadas para o transporte vertical de cargas.