trabalho
QUÍMICA
SOB INJEÇÃO
Introdução
Segundo o IBI (Instituto Brasileiro de Impermeabilização) a Impermeabilização é uma técnica que consiste na aplicação de produtos específicos com o objetivo de proteger as diversas áreas de um imóvel contra ação de águas que podem ser de chuva, de lavagem, de banhos ou de outras origens.
...impermeabilizar é uma atitude saudável para o imóvel e para quem vive nele.
Água infiltrada nas superfícies e estruturas afeta o concreto, sua armadura (“ferragem”), as alvenarias e os revestimentos. O ambiente fica insalubre (umidade, fungos e mofo), diminuindo a vida útil da edificação, sem falar no desgaste físico e emocional do proprietário ou usuário que sofre com a má qualidade de vida causada pelos problemas existentes no imóvel.
ABNT 9575:2010 Impermeabilização – Seleção e projeto:Conjunto de operações e técnicas construtivas
(serviços) compostos por uma ou mais camadas que tem por finalidade proteger as construções contra a ação deletéria de fluídos, de vapores e da umidade.
Prós e contras da impermeabilização por injeção:
Prós:Aplicado diretamente sobre o piso existente não p
Aplicado diretamente sobre o piso existente, não precisa quebrar e não gera entulho e transtorno.
Método de impermeabilização química por injeção
Diferentemente
dos métodos convencionais de impermeabilização, a tecnologia de injeções flexíveis oferece a solução mais rápida, mais eficiente, menos incômoda e muitas vezes mais barata disponível no mercado. Amplamente testada e aprovada, essa tecnologia traz soluções para diversos casos:
•
•
•
•
•
Infiltrações em lajes de subsolo;
Infiltrações por trincas na estrutura;
Infiltrações em fossos de elevador;
Infiltrações em muros de contenção;
Em geral, infiltrações por trincas, juntas de concretagem, estruturas em contato com o solo e reservatórios. O grande trunfo dessa tecnologia é que não é necessário intervir pelo lado “positivo” da