a cara do povo
Vamos tentar desvendar a última pergunta da nossa epígrafe tomando-a como tema. Tendo isto em conta, o objetivo do presente trabalho é mostrar como é que o brasileiro percebe o seu país e seu povo, segundo ele fotografa-o através da música.
Recortamos o universo de discursos à música por tê-la considerado como base para a pesquisa sobre a idiossincrasia do povo brasileiro, já que como disse Furlanetto (2003) "pensa-se essas práticas como associadas necessariamente às comunidades que as realizam" e diferencia-se de outros tipos de textos como por exemplo da literatura porque esta afasta-se mais da realidade do que a música, aliás o número de pessoas que escreve ou lê literatura é menor do que o número de pessoas que escreve, canta, ou ouve música. Logo, a música é mais popular. No enquanto as músicas ao serem mais sociais e atuais têm uma aproximação à realidade mais cru e direta, é feita e ouvida por todos os estratos sociais além do gênero ao qual pertençam.
Começou-se pesquisando em quatro sítios do Internet as músicas que tiveram em alguma parte de seu trecho o termo "Brasil", seleção que abrange também sua família de palavras. Após tirados 403 músicas se fez a primeira seleção tendo em conta os seguintes critérios: que a música falasse do Brasil como país na sua maior parte e que falasse da idiossincrasia do povo brasileiro. Das 81 que ficaram com esses critérios e ao serem muitas ainda, se escolheram e dividiram por tópicos. A segunda seleção foi mais direta (os trechos que tem especificamente os termos Brasil e brasileiro) e indireta (quando faz alusão), logo separaram-se os trechos por tópicos tendo em conta a sua pertinência. No presente trabalho utilizam-se sessenta delas.
Preciso é aclarar que na escolha não se consideraram questões tais como o gênero musical, a cifra em si mesma, nem a época e o lugar no qual foram escritas senão que se tomaram as letras das mesmas isoladamente tentando que falassem por se só.