resenha filme o poder alem da vida
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA BIOMECÂNICA DO ESPORTE Prof. Elinai dos Santos Freitas Schütz Acadêmico Vinicius Costa de Lima
RESUMO ARTIGO CIENTÍFICO
BIOMECÂNICA
Florianópolis
2014
BIOMECANICA DA BASE BAIXA DO KARATÊ SHOTOKAN
O Karatê Shotokan é uma arte marcial composta por socos, chutes, cotoveladas, joelhadas e defesas.
Para o karateca efetuar as defesas e os ataques necessita estar na base, que é o posicionamento das pernas durante a luta que permite excecução dos golpes e acasiona firmeza dos pés no solo.
Essa atividade pode ser utilizada como defesa pessoal, Kata (luta imaginaria) ou como esporte, Kumite (luta) .
A base é uma posição fundamental para pratica do Karatê Shotokan as mais utilizadas são: Zenkutsu Dachi, Kiba Dachi, Kokutsu Dachi e a base livre. Todas elas consistem no lutador fazer as atividades afensivas e defensivas com a base o mais baixo possivel, sendo mais fácil manter o equilíbrio quando é baixo o seu centro de gravidade, flexionando ao máximo os joelhos e o quadril da base. Quanto mais baixo o centro de gravidade, maior a estabilidade. Efetuar uma base com os pés bem afastados aumenta o equilibrio. Quanto mais firme a base mais difícil de ser derrubado.
No Kumite o tamanho da base de sustentação, ou seja, o afastamento dos pés deve ter uma distância mediana para ajudar na velocidade do golpe. No Kata, esse afastamento deve ser ampliado para aumentar o equilibrio. Ambos dever ser realizados com baixo centro de gravidade, mas com a distância dos pés diferentes.
Resenha:
No Karatê Shotokan, uma arte marcial, que pode ser utilizada como defesa pessoal ou esporte de competição devemos levar em consideração o posicionamento dos pés do karateca, na maioria dos golpes a base baixa combinada com o afastamentos correto dos pés, específico em cada tipo de