Resenha- Miopia em Marketing- Theodore Levitt
Ele nos mostra que a administração de uma empresa pode apresentar irregularidade por diversos motivos. O que se refere no texto é a administração que falha por não conhecer como deveria o seu negócio dessa forma a ponto de não perceber que o seu foco deveria estar na satisfação dos seus clientes, o que acaba criando uma “filosofia” de orientação para o cliente e não para o produto. Ensinando a priorizar a satisfação das necessidades de seus clientes.
Para o autor, a causa do declínio de muitas indústrias é a orientação voltada ao produto e nestes casos podemos verificar um padrão de comportamento, o qual ele chama de "ciclo auto-ilusório", que é determinado por quatro condições, que é a crença de que o crescimento é assegurado por uma população em expansão, a crença de que não existe competitividade para o principal produto da empresa, o excesso de fé na produção em massa, gerando uma produção acelerada e sem controle, e nas vantagens do rápido declínio do custo unitário com o aumento da produção.
Levitt cita como exemplo as ferrovias, mostrando como foram no mínimo descuidados. Há algumas décadas atrás desprezavam a possibilidade de algum dia existir modo de transporte de cargas e passageiros mais eficiente que as ferrovias, isto mesmo após o surgimento de automóveis e aeronaves, para eles, não havia transporte melhor que as ferrovias.
O que se verificou, após o surgimento dos carros e aviões foi que as atividades das ferrovias estavam ultrapassadas em relação à importância que tinha anteriormente e isso simplesmente porque surgiu "algo" que melhor atendeu