Resenha, meu professor inesquecível
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – 4º SEMESTRE
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E CURRÍCULO PROFESSORA: JOSE TONIOLO
ACADÊMICA: LETICIA PAIM CARIOLATTO
RESENHA CRÍTICA DO LIVRO: “ MEU PROFESSOR INESQUECÍVEL”
ALEGRETE, 14 DE DEZEMBRO DE 2012.
Este livro é uma obra escrita por vários escritores de diferentes regiões, que vivenciaram fatos no seu ambiente escolar. Histórias e lembranças boas e ruins, que acrescentaram para o seu desenvolvimento e aprendizado.
No primeiro capitulo Marina Colasanti, que estudou na Itália em uma época de guerra, onde as aulas se misturavam ao ambiente perturbador da guerra. Mas mesmo com tudo isso acontecendo ela jamais se esqueceu de sua nobre professora, a última da qual ela teve grande admiração.
Esta mágica mulher, encantou Marina através do mundo da arte e da leitura. Marina que acompanhava seu irmão nas aulas particulares, onde encontrava outras crianças fazendo atividades relacionadas com a idade de cada uma delas.
Marina se encantava em ser a beleza da casa da educadora e a dedicação que a mesma tinha com seus alunos, ensinando-os a fazer hastes e bolinhas para obterem uma letra boa e assim ganhando a vida. A última professora de Marina ensinou a ela o dom da pintura, na sua adolescência, era a aluna mais jovem e iniciou desenhando objetos da natureza morta e depois se estendeu a modelos mais vivos. A pintura marcou sua vida que a levou a expor todas as suas obras.
Foram muitos os professores, o escritor Bartolomeu Campos de Queiros, fala de seus familiares, principalmente de seu avô, que contava historias verdadeira, e tinha o dom de seduzi-lo através das palavras. Seu avô poderia ter sido seu primeiro professor, eu que ensinava a conhecer palavras, letras e números.
Mas também mostrava a ele que é sempre importante cultivar duvidas. Por que são através delas que buscamos conhecimento para esclarecer. Mas ele sabia que a casa do avô dele, jamais