resenha Max Weber
Max Weber foi um sociólogo alemão e em uma de suas obras O Espírito do Capitalismo e a Ética Protestante, aborda sobre o espírito do capitalismo.
Define o inicio do capitalismo com o dinheiro emprestado por algumas pessoas a outras, essa força impulsionadora fez com que se tornassem ricos e donos de grande quantidade de postos de trabalho. Assim como definia Weber, para quem pode ganhar dez em um dia de trabalho e o não faz e gasta cinco em distrações, não perde dez, mas quinze.
O texto de Max Weber é uma análise histórica das sociedades humanas e todo o processo ideológico de uma política econômica motivada pela religiosidade, enfatizando o juízo ético do protestantismo segundo a teoria de Max Weber. Assim, a ética e a religião estão ligadas intrinsecamente a Deus e estes ao poder do capitalismo.
Um de seus lemas “ganhar mais e mais sem, é claro, desfazer do patrimônio em gozos” desvirtua-se do lema da vida, pois exige de seus escravos o máximo de empenho, mesmo que seja enterrado sem usufruir do patrimônio.
Weber trata o Crédito também como dinheiro, e prega o cumprimento de seus compromissos, sem que jamais passe do dia combinado, pague sempre no prazo previsto e nunca deixe de cobrar na data marcada. Assim “dinheiro nas mãos de hábil investidores gera lucro, deixá-lo sem receber nada, não parece coisa sensata. Se você deve a alguém e esse o ver trabalhando se sentirá a vontade, porém se o mesmo o pega bebendo ou jogando em horário de trabalho cobrarás bem antes do combinado”.
Um exemplo claro de Capitalismo é que um senhor já de idade e de riqueza avolumada foi inquirido por um de menos idade: “Por que não para de trabalhar e vai curtir a vida”. Ele respondeu que procuraria ganhar dinheiro enquanto pudesse. Esse é o espírito do capitalismo. Viver por esse ideal como muitos vivem por suas ideologias, seja políticas, religiosas ou esportivas. O homem deixa o conceito de ganhar o