Resenha max weber
Bacharelado em Ciência & Tecnologia – Turma A2
Estrutura e Dinâmica Social
Professora: Camila Nunes Dias
Max Weber – A Ciência Como Vocação
Universidade Federal do ABC
Campus: Santo André
Novembro
2012
Fichamento
Comentário: Weber introduz suas proposições comparando a atividade cientista docente na Alemanha e nos Estados Unidos, sob o ponto de vista social dos indivíduos que tem a ciência como vocação.
Citações: “O contraste significa, na prática, que, entre nós, a carreira de um homem de ciência se constrói, em última análise, totalmente em pressupostos plutocráticos... Nos Estados Unidos, pelo contrário, vigora o sistema burocrático. O jovem é remunerado, desde o início.”
Comentário: Enquanto nos Estados Unidos o professor é aquele que vende conhecimento em troca de dinheiro, o educador alemão dissemina regras de conduta para a vida.
Citações: “Outra diferença entre o nosso sistema e o americano: entre nós, o Privatdozent tem, em geral, de se ocupar menos do que desejaria com a docência. Em princípio, tem o direito de dar aulas sobre os temas da sua especialidade. Mas isso surge como uma inaudita falta de consideração para com os docentes mais antigos e, em geral, o titular é que dá as ‘grandes lições’.”
“Na América, as coisas, em princípio, têm outra organização. Como recebe um salário, é justamente durante os seus primeiros anos que o docente se encontra mais sobrecarregado (...) As autoridades do ramo é que determinam o programa e o assistant tem de se ajustar a ele, tal como entre nós acontece com os assistentes dos institutos.”
Comentário: Por consequência da adesão ao modo americano de estruturar as instituições de ensino, Weber conclui que há a ocorrência de transformações de tais institutos em empresas de capitalismo estatal.
Citações: “Podemos agora, entre nós, ver com clareza que a recente ampliação da universidade para acolher no seu seio novos ramos da ciência se está a