Resenha a sociologia de max weber
Administração Pública - Resenha
Revista do Serviço Público – Brasília: ENAP. Pgs 267-282 Abr/Jun 2006.
Disponível em: http://www.ava3.uneb.br/file.php?file=%2F237%2FBiblioteca%2F7_Revisitada_-_Max_WeberGRamos.pdf , acesso em: 20/03/2013.
RESENHA: A sociologia de Max Weber (Sua importância para a teoria e a prática da Administração)
Falar em burocracia no dia a dia é sempre se remeter a processos lentos, a papéis, documentos, uma papelada enorme, essa é a burocracia no senso comum. Na visão sociológica veremos um autor que usou o conceito de burocracia diferente do que se conhece normalmente pela maioria das pessoas.
Max Weber (1864-1920), um sociólogo alemão, publicou um livro a sobre as organizações da sua época, dando o nome de burocracia. Estudava as organizações com o olhar estruturalista, voltado para a sua racionalidade, tendo para si como uma organização por excelência, a burocracia. “Weber concebeu a Teoria da Burocracia para tornar a organização eficiente e eficaz, garantindo rapidez; racionalidade; homogeneidade de interpretação das normas; redução dos atritos e discriminações; padronização da liderança (decisões iguais em situações iguais) e o alcance dos objetivos. A burocracia busca amenizar as consequências das influências externas à organização, harmonizar a especialização dos seus colaboradores e o controle das suas atividades de modo a se atingir os objetivos organizacionais, através da competência e eficiência, sem considerações pessoais.”
Quando ele falava de modelo burocrático, podemos pensar em papel, mas, no sentido de Estrutura organizacional (maneira como as atividades da organização são divididas. É a espinha dorsal da organização, constitui a arquitetura, ou formato organizacional.). A ideia do modelo burocrático é a de que a empresa que não ter regras, não funciona.
O século XX representa o século da burocracia. A organização nessa época é