resenha marketing de servicos
Stefania Accioly
Para análise sobre o marketing de serviços, e necessário compreender a importância dessas empresas na economia mundial, e como este setor gera empregos em uma escala sempre crescente.
Este setor de serviços é muito amplo, pode ser desde o atendendo de super mercado, a companhias aéreas. Kotler define serviço como um ato ou desempenho, da qual pode estar ou não ligado ao poder de toque, ao seja, intangível. Um bom atendimento é um serviço intangível que agrega valor a fornecedores, fabricantes, ou varejistas, Aprofundando mais o assunto, existem cinco categorias de Mix de serviços; Bem tangível associado a serviços, Híbrida, serviço principal associado a bens ou serviços secundários e serviço puro.
Pode se oferecer uma cartela e serviços para o cliente, um salão de beleza, por exemplo, a heterogeneidade (Serviço que se baseia no desejo individual) não precisa ser a única vantagem do salão, mas também oferecer um espaço agradável, música, decoração, tudo influência e faz parte do marketing de serviço.
A Intangibilidade será um fator essencial, pois mesmo não podendo ser cheirado, ouvido, nem visto, os consumidores levam as impressões da qualidade do serviço prestado, uma instalação boa, equipamentos qualificados e modernos, vão criar abstratamente uma boa referência para o cliente. Quando vamos a um consultório médico, levamos muito em conta o ambiente físico para então confiar no profissional.
Inseparabilidade: Quando os clientes demonstram forte preferência por um determinado prestador de serviço. Exemplo: Não ira satisfazer o cliente que comprou o show da Lady gaga pela Avril Lavigne. Porém as empresas podem investigar em qualificação dos seus empregados, um exemplo que Kotler trás, sobre o Blue Man Group formado por 3 atores, criou qualificação para outras 33 pessoas podendo assim assumir e aliviar a sobrecarga das apresentações e comerciais agendados por todo o mundo.
Varibialidade: É o controle sobre a