resenha crítica bar cultural
RESENHA CRÍTICA: Cultura de consumo, Gastronomia e Marketing: dilemas estratégicos de um bar cultural
Recife 2014
Roberta Cardoso Morais
RESENHA CRÍTICA: Cultura de consumo, Gastronomia e Marketing: dilemas estratégicos de um bar cultural
Trabalho apresentado como parte do processo avaliativo para conclusão da disciplina de História da Gastronomia da Faculdade Senac Pernambuco.
Professora: Amélia Moraes
Recife
2014
A resenha crítica a seguir dedica-se ao artigo “Cultura de consumo, Gastronomia e Marketing: dilemas estratégicos de um bar cultural”, dos autores Gabriel Trillo Fonseca – chef de cozinha no Ouro Minas Palace Hotel – e Fernando Eustáquio Campos Utsch Moreira, professor da Faculdade Senac Minas.
Contextualização
O texto analisa as escolhas que um bar, inicialmente com a proposta de servir como espaço gastronômico e cultural, teve que realizar para suprir necessidades comerciais, oferecendo serviços convencionais. Os autores, neste estudo de caso, depois de apresentar o bar e contextualizar a situação; vão analisar os dados coletados em pesquisa as tomadas de decisões feitas pelo bar; mostrando parecer possível o estabelecimento manter seus pressupostos fundadores e, ainda assim, garantir a sustentabilidade financeira.
Resumo do artigo
Empreendimentos com uma proposta inicial voltada para valores culturais e de sustentabilidade sucumbem às forças do mercado, com intuito de alcançar resultados mensuráveis. O Bar Cultural (nome fictício) foi inaugurado em outubro de 2005 com a finalidade de ser um espaço gastronômico e cultural na região sul de Belo Horizonte, com exposições, lançamentos de livros e CDs. A partir de 2006, entretanto, o Bar Cultural passou a oferecer almoço executivo, com pratos rápidos e cardápio restrito, gerando um aumento no faturamento. O artigo pretende analisar os dilemas