contexto empresarial
1 INTRODUÇÃO 3
2 contexto empresarial 4
3 CONCLUSÃO 11 REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
O conceito geral da administração segue basicamente a linha defendida por Fayol, que cita alguns princípios validos, considerando que ele vivia no inicio do século XX. Passado o século, tais princípios foram atualizados e adaptados a nova realidade empresarial, formando um processo administrativo interativo, cíclico e dinâmico das variáveis que foram denominadas funções administrativa.
2 contexto empresarial
2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Todas as funções da administração – planejamento, organização, liderança e controle são necessários para o bom desempenho da organização. Para apoiar essas funções especialmente o planejamento e o controle, são destacados importância os sistemas que fornecem informações aos administradores. Esses sistemas de informações estão ligados ao sistema físico – operacional e surgem a necessidade de desenvolver as operações fundamentais da firma.
Podemos dizer que esses sistemas são criados pela necessidade de administração operacional.
Planejamento: É a maneira pela quais pessoas e organizações relacionam-se com o futuro de forma racional. Segundo Chiavenato, o planejamento consiste em uma tomada de decisão antecipada e reflete sobre o que deverá ser feito, ou seja, do ponto de vista formal, planejar consiste em simular o futuro desejado e, de forma racional, estabelecer antecipadamente os cursos de ação necessários e as ferramentas adequadas para atingir os objetivos. Com ele definimos aonde pretendemos chegar, o que deverá ser feito, de que maneira, em que seqüência e produzir de forma estruturada o plano (produto do planejamento).
Organização: Refere-se à alocação, distribuição e arrumação dos recursos trazidos de fora da organização para dentro. Considerando que nem