Resenha Logistica
DEFESA E GESTÃO ESTRATÉGICA INTERNACIONAL
DISCIPLINA: LOGÍSTICA E MOBILIZAÇÃO MILITAR
ALUNA: ANA PAULA P S PINHO
Resenha: as logísticas militar e empresarial, e a importância do profissional de logística
Temos como proposta nessa resenha delinear uma operação logística, seja ela de caráter militar ou empresarial. Assumindo que apesar de possuírem diferenças claras quanto aos seus objetivos, são estabelecidas sobre bases semelhantes, que garantem uma otimização das ações e resultados. Traremos outro ponto importante, a caracterização do trabalho do profissional em logística, essencial para os dois ramos operacionais citados, mas que se encontra escasso, principalmente quanto sua qualificação.
Sobre a logística militar foi possível apreender através do vídeo que mostra as sinuosidades da Operação Ágata 6 quanto a necessidade de integração entre os componentes logísticos da Força Aérea Brasileira, do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil, como essa interação dos meios logísticos pode aprimorar o suporte dado as Forças operacionais citadas. A logística militar brasileira se apresenta como um grande desafio operacional, devido as grandes distâncias a serem percorridas.
È mostrada a lógica das atividades, sendo que em primeiro lugar é necessário fazer o transporte de pessoal e dos equipamentos logísticos. Esses equipamentos, chamados também de suprimentos, têm diversas classe que vão da 1, sendo estes dos materiais de subsistência, até a classe 10, que se refere ao material de ordem geral. Os materiais são transportados de áreas onde há uma maior concentração das Forças, como Rio de Janeiro e São Paulo, através dos corredores logísticos (ou eixos de transportes). Dependendo da necessidade são estipulados, principalmente dois tipos de meio de transporte, sendo estes os modais aéreos e terrestres.
Percebe-se que a experiência de operação conjunta das três Forças vem a facilitar o trabalho, pois cria