Resenha sobre logística
A logística tem como objetivo disponibilizar produtos e/ou serviços no lugar desejado dentro do prazo contratado. Apesar de parecer simples, envolve varias situações entre a produção e a venda para o consumidor final criando uma cadeia de suprimentos. Essa necessita de uma rede de informações bem integradas, para que cada processo seja bem executado. Por funcionar de forma integrada, a logística tem sua responsabilidade operacional diretamente dependente da disponibilidade de matérias- prima, produtos semi- acabados e estoques de produtos finais, no lugar desejado de forma que o custo fique mais reduzido possível.
Para garantir essa redução de custos em uma transação, a solução seria ter um estoque bem posicionado para facilitar a venda, já que a criação de um valor logístico é bastante cara. Empresas, geralmente, investem de 5 a 35% do valor das vendas com estes gastos. Uma dessas soluções seria o cross dock , que opera transferindo a mercadoria diretamente da área de recebimento para a área de embarque, sem armazenagem, buscando oferecer uma oferta constante de produtos.
Além da redução de custos, uma empresa investe em competência logística de forma que venha obter vantagens competitivas sobre as outras empresas. Muitas vezes com bons serviços, interesse nas necessidades dos seus clientes, além do bom e velho preço baixo. Essas necessidades devem ser almejadas como a missão logística de uma empresa, com o desafio de equilibrar as expectativas de serviços e os gastos de modo a alcançar os objetivos do negocio.
Dissecando uma estrutura logística, primeiramente temos o projeto de rede. Basicamente, é a estrutura de instalações de uma empresa, utilizada para fornecer produtos e materiais para os clientes. São de muita importância seu posicionamento geográfico e as tarefas de cada um. Muitas vezes terceirizadas, podem ser fábricas, armazéns e/ou cross docks, já explicado anteriormente.
A informação é a parte da estrutura responsável