Resenha: Da logistica ao MSC
A logística evoluiu bastante desde a segunda guerra mundial. Hoje é considerada um dos principais elementos na estratégia competitiva das empresas. Antigamente, no inicio, era confundida com transporte e armazenagem dos produtos, porém a logística faz o gerenciamento desde a compra e entrada de materiais, o planejamento de produção, o armazenamento, o transporte e a distribuição dos produtos, monitorando as operações e gerenciando informações, ou seja, monitorando toda parte de entrega e recebimento de produtos na empresa.
Nos dias de hoje, procura atuar de acordo com o moderno conceito SCM- Supply Chain Management, praticamente todo o processo produtivo e comercial vem sendo reestruturado dentro dos princípios do SCM.
O conceito da logística, na sua origem, estava ligado, essencialmente, às operações militares. Os grupos logísticos militares trabalhavam em silencio na retaguarda.
O fato de a indústria precisar transportar, providenciar e armazenar matéria prima e manter produtos acabados em estoque não agregava nenhum valor ao produto, ao entendimento dos executivos. Eram consideradas, antigamente, atividades de apoio, inevitáveis. Dentro da organização empresarial, esse setor era encarado de forma reativa e não proativa.
A logística agrega basicamente quatro tipos de valores:
Lugar: Quando o produto é entregue no local de produção ou no seu local de destino corretamente
Tempo: Quando se cumpre o prazo de entrega
Qualidade: Quando a atividade logística está associada a qualidade e condição do produção
Informação: Quando através de ferramentas, o cliente pode rastrear o andamento de seu pedido e as informações podem fluir por toda cadeia de abastecimento.
Além de agregar os quatro tipos de valores, a Logística moderna procura também eliminar do processo tudo o que não tenha valor para o cliente, ou seja, tudo que acarrete somente custos e perda de tempo. O ECR & QR tem como um dos seus objetivos