adm de recursos e aplicação financeira
Utilizando-se do seu poder de síntese e de objetividade, realize um descritivo sobre como a depreciação produz efeitos diversos no seu fluxo de caixa e quais as definições existentes para a mesma. Justifique ainda sua resposta através de um exemplo prático.Estabeleça sua resposta em até 20 linhas!
Depreciação, afeta o fluxo de caixa pela redução que proporciona no valor do Imposto de Renda a pagar. A Depreciação é a redução do valor do bem (moveis utensílios, máquinas, equipamentos, veículos, ferramentas etc) no tempo em decorrência de desgaste ou pela obsolescência tecnológica. No fluxo de caixa a depreciação é um custo sem desembolso, o qual, sendo abatido dos lucros, em cada exercício fiscal, acarreta menor lucro tributável, o qual, por sua vez, mantida a mesma alíquota do imposto de renda, resulta em menor imposto de renda a pagar. Para efeito de fluxo de caixa, o valor da depreciação que interessa é aquele estabelecido em termos contábeis, uma vez que o beneficio fiscal é calculado com base nessa referencia. Adota –se geralmente o Método Linear, onde a carga total de depreciação será rateada por igual, ao longo dos anos. No cálculo a depreciação aplicada a seu valor consiste na divisão do valor do bem ou ativo investido pela sua vida útil.
EXEMPLO: Uma empresa esteja adquirindo uma empilhadeira no valor de R$ 100.000. A vida útil do equipamento é de cinco anos. Não se espera que haja valor residual. Qual será o valor a ser depreciado anualmente?
Depreciação = 100.000 / 5 anos = R$ 20.000,00/anualmente.