Resenha livro "o que faz o brasil, brasil?"
Apropriando-me da pergunta que intitula a obra é que começo este escrito: Afinal, o que faz o brasil, Brasil? DaMatta nos convoca a pensar e entender que o quê constitui o Brasil é uma questão de identidade, uma construção de identidade – construção, esta, que começou a se configurar desde o Descobrimento do país.
Para explicar e ilustrar essa construção identitária do Brasil, DaMatta se apropria das manifestações culturais do país, como o Carnaval, as festas religiosas, literatura e arte. Aqui, também cabe ressaltar a distinção do “Brasil” com “B” e com “b” que o autor explica durante seu texto: ele diz que o título mostra uma distinção entre o “brasil” com o “b” minúsculo que, na verdade, representa uma alusão a um tipo de madeira de lei, a algo sem vida que não pode se reproduzir como sistema; e o “Brasil” com o “b” maiúsculo, que designa um povo, uma nação, um conjunto de valores. Desse modo, pode-se afirmar que o título é um questionamento com várias respostas, mas o que se quer é saber como é que os dois “Brasis” se ligam entre si e como os dois formam uma realidade única que existe naquilo que chamamos de pátria.
Ao longo das páginas, DaMatta vem falando de alguns aspectos, conceitos e significados que configuram o Brasil, como a comida, por exemplo - para o autor, a comida define as pessoas: “dize-me o que comes e dir-te-ei quem és!” (p. 58). Mas um fato interessante é que as comidas no Brasil se associam à sexualidade, de tal modo que o ato sexual pode ser traduzido como um ato de “comer”.
Outro aspecto que se faz relevante destacar é como o autor define o Carnaval: ele serve de teatro, de prazer; é a maior e mais irreverente festa do Brasil; ele cria uma situação em que várias coisas são possíveis; é como se o Carnaval significasse “liberdade” para o brasileiro. E, o Carnaval sendo uma festa “religiosa”, vale sublinhar o que é a religião, segundo DaMatta: “[...] é um modo de ordenar o