Informatica
É o conjunto de técnicas e conhecimentos que possibilitam a criação de programas de informática. O bacharel em Ciência da Computação analisa as necessidades dos usuários, desenvolve programas e aplicativos, gerencia equipes de criação e instala sistemas de computação. É ele quem cria softwares, desde programas básicos de controle de estoque até os mais complexos sistemas de processamento de informações. Presente em todos os setores da economia, também dá assistência aos usuários, mantém redes de computadores em funcionamento e assegura as conexões com a internet. Em indústrias e institutos de pesquisa, implanta bancos de dados e instala sistemas de segurança para as operações de compra e venda pela rede.
Palavra de Profissional
Emprego no Facebook
Terminei Ciência da Computação na UFPE em 2010 e hoje trabalho no Facebook, em Palo Alto (Califórnia), como engenheira de software. Comecei com um estágio e, para ser selecionada, fiz entrevistas por telefone, em que tive de resolver problemas de computação. O estágio durou três meses e foi o verdadeiro processo seletivo para o emprego final. Meu dia tem início com o café da manhã na própria empresa. Depois começo o trabalho: desenvolver e testar os códigos da rede. Tenho ainda de analisar códigos submetidos por outros engenheiros e sugerir mudanças ou aprová-los. Também participo de reuniões e, uma vez por semana, temos evento com todos os funcionários, em que Mark Zueckerberg, o CEO da empresa, conversa e responde a perguntas. Maira tavares araujo Bello, 21 anos, de Recife (PE)
Mercado de Trabalho
Como ocorre com todas as carreiras na área de Tecnologia da Informação (TI), o mercado vai de vento em popa. O bacharel é contratado para atuar no desenvolvimento de aplicativos para web, softwares e jogos. Pode, também, se dedicar à análise de problemas e soluções à informatização de folhas de pagamento ou, ainda, trabalhar na pesquisa genética. "Incentivos dados pelo governo federal ao