Conflitos armados
Guerras Mundiais 1914-1945
Guerras na Europa, com repercussões nas colônias.
Conflitos regulares, simétricos e político-econômicos. As raízes do primeiro conflito encontram-se nas disputas imperialistas do século XIX. Militarmente a Primeira Guerra Mundial[->0] (1914-1918) não teve uma solução, o armistício foi assinado sem que houvesse uma vitória real de um dos lados do conflito. A Revolução Russa[->1] ocorre neste período, bem como a Crise de 1929 e o surgimento do Fascismo. Estes novos fatores somados a questões não resolvidas em 1918 levam à Segunda Guerra Mundial[->2] (1939-45).
Guerra Fria 1945 – 1989/91
Europa: “coexistência pacífica”, as principais crises foram o Bloqueio de Berlim em 1948 e as intervenções da URSS na Tchecoslováquia[->3] e na Hungria[->4].
Ásia e África: descolonização[->5]. Guerras contra os dominadores europeus e entre os grupos locais. Neste período ocorreram as guerras de independência ou descolonização, gerando conflitos de alta complexidade em que questões étnicas locais somam-se a fatores políticos e econômicos dentro de fronteiras artificiais traçadas por potências estrangeiras a partir do século XIX. Conflitos em geral irregulares e assimétricos. Exceções: Coréia, Índia e Paquistão, árabes e israelenses.
América: conflitos político-ideológicos, guerrilhas de esquerda contra os governos apoiados pelos EUA. Ditaduras militares ocorreram na maioria dos países.
Nova Ordem Mundial 1991 – Hoje
Pulverização dos conflitos pelo mundo. Predomínio da guerra irregular e assimétrica. Fragmentação da URSS e fim da Guerra Fria: nacionalismos étnicos dentro da Rússia, no Cáucaso e na Ásia Central. Continuidade na África dos choques pós-descolonização, incluindo as questões étnicas. Ondas de refugiados. Aumento dos choques culturais Islã-Ocidente. Aumento da presença militar dos EUA no mundo. Intervenções dos EUA no Oriente Médio: fragmentação do Iraque e instabilidade regional ampliada. Conflitos entre Estados e