Resenha livro TGA
UNOESC CAMPUS DE XANXERÊ
CLAUDINA MORGENSTERN
Resenha do Livro:
Competitividade através da Gestão da Inovação
Xanxerê
2015
INTRODUÇÃO
Prepare-se para a inovação
O universo da inovação só existe através das tentativas, e é através delas que teremos chance de criar fatos relevantes, eis aí uma palavra chave para “tatuar” na mente. A relevância é a comprovação de que inovamos e interferimos na realidade a ponto de muda-la. Toda ideia deve estar inserida na dimensão do tempo atual. Para sermos competitivos, temos que ser como Plabo Picasso, que fez sucesso em vida, e não como Van Gogh, que não vendeu nenhum quadro quando estava vivo. Todos precisam participar de processos inovadores em maior ou menor grau para continuar competindo saudavelmente no decorrer da sua vida profissional.
As tendências hoje acontecem num período mais curto de tempo. AS tendências fazem surgir as novidades que rapidamente geram outras tendências e outras novidades, esses ciclos estão ficando cada vez mais curtos e, para competir, temos que aceitar, entender e, de novo, prepararmo-nos.
A dinâmica do mercado é praticamente imprevisível, ser competitivo é estar no ritmo do mercado. Como lidar com isso sem virar um neurótico devorador de informação? Essa sensação é a mesma que temos quando olhamos um esporte e imaginamos: eu nunca conseguiria fazer isso. Tudo é uma questão de orientação, conhecimento e preparo.
A competividade é cada vez mais acirrada e isso a gente sente na pele. Sempre há alguém ou alguma empresa fazendo igual ou melhor por um preço menor, isso é pura competição. Diferenciar é inovar, buscar singularidade, originalidade, isso tudo tem um jeito de ser feito sem ser um tiro no escuro, daí vem a expressão gestão da inovação.
A globalização muda todo sentido da atuação geográfica dos negócios, o endereço é o globo, temos uma rede global a nosso favor e ao mesmo tempo jogando