Aula 4 T estudosdecaso_itga_site_cap19 Microsoft e Competitividade
1112 palavras
5 páginas
C A P Í T U LO 19Estudos de caso
Cas o 19.1
Os desafios da Panorama
Cas o 19. 2
O capital intangível da Microsoft
Cas o 19. 3
| © 2011, Elsevier Editora Ltda.
Mudança.com
CAPÍTULO 19
PARA ONDE
VAI A TGA?
Em Busca da Competitividade
Cas o 19.1
Os desafios da Panorama
Ao receber a presidência da Panorama, Domingo Monteverdi percebeu que sua empresa precisa se defrontar com forças instabilizadoras como a mudança tecnológica, a competição globalizada, a instabilidade política, a necessidade constante de novos produtos e a forte tendência para uma sociedade de serviços na Era da Informação. Todas essas forças estão mudando o campo do jogo dos negócios. Assim, Domingo reuniu-se com a diretoria da empresa para tratar de uma agenda de prioridades:
1. A primeira delas é achatar a estrutura organizacional e torná-la pequena e flexível com unidades menores desdobradas em unidades menores ainda, pequenas e autossuficientes.
2. A nova organização deverá ser baseada em equipes funcionais cruzadas e forte comunicação lateral.
3. Uma organização sem fronteiras internas na qual as pessoas não mais se identificarão com departamentos isolados, mas que interagirão com quem seja necessário.
4. Como você poderia ajudar Domingo?
Em nova rodada de reuniões da diretoria, Domingo Monteverdi bateu firme em:
1. O trabalho em si – seja na fábrica ou no escritório – deverá ser baseado em equipes e em processos e não mais em funções especializadas. Todos os funcionários deverão constituir equipes multifuncionais que cuidarão de seu próprio programa de trabalho, orçamento, qualidade etc. sabilidades. O empowerment será uma organização de baixo para cima.
3. Os gerentes deverão ser líderes e as bases do poder também mudarão. Os líderes deixarão de se basear em suas posições hierárquicas ou nível hierárquico para obter o comprometimento dos liderados.
4. Esses líderes deverão ser agentes de mudança e não agentes de conservação.
Que ideias você daria a Domingo?
| © 2011, Elsevier