Gestão De Estoques
Introdução 4
Gestão de Estoque 5
Importância da Gestão de Estoque 6
Impacto da Gestão de Estoques na Logística Integrada 8
Estudo de Caso 11
Introdução
A gestão de estoque não é apenas um meio de reduzir custos, mais se colocada em pratica como um conceito integrado a gestão de estoques se torna uma ferramenta de estratégia fundamental para a sobrevivência do negocio. Desta forma o objetivo deste trabalho é desenvolver e exemplificar as definições e principais impactos causados pela gestão de compras em uma empresa. Gestão de Estoque
Estoques são todos os bens materiais mantidos por uma organização para suprir demanda futura. Pode-se definir estoque, em outras palavras, como uma forma da organização proteger-se da imprevisibilidade dos processos com os quais lida ou está envolvida, a falta de qualidade de seus processos internos bem como dos externos dos quais depende pressionam no sentido de elevar o volume de estoques. A gestão de estoque é uma ferramenta essencial para apoiar os principais propósitos de toda empresa: lucro e a satisfação dos clientes. Uma gestão de estoque feita de maneira adequada é aquela que, preocupada com o capital do negócio, está sempre respondendo a cinco questões básicas:
Onde estocar?
Avaliação do espaço físico da área de estocagem: opte pelo ambiente, que permita as melhores condições de armazenamento, visualização, entrada e controle dos artigos.
O que está estocado e o que devo estocar?
Nem tudo deve ser estocado, principalmente, se estiver em quantidade não apropriada com o consumo previsto. Tudo irá depender dos riscos que se corre em deixar acabar o item no estoque e o que este fato altera a relação com o cliente, considerando ainda o risco de sobrar material com validade inadequada ou fora de moda.
Quanto estocar e por quanto tempo?
O nível dos estoques deve acompanhar a venda dos produtos. Quando se tem uma previsão de vendas para o próximo período e as quantidades estocadas de cada artigo, basta acrescentar o