Relatório Difusão De Iões
- Joana Pereira Oliveira 60200
- Mariana Brás Pinto 59727
Difusão de iões
Objectivos:
Observar a difusão de iões em água;
Comparar a velocidade de difusão de diferentes iões.
Resultados:
No final da experiência, o grupo pôde observar a formação de um sal insolúvel de cor amarela que se encontrava mais próximo da extremidade da caixa de petri onde foi colocado o Nitrato de Chumbo, Pb(NO3)2.
Discussão dos Resultados:
Ao adicionar à água os dois sais: Iodeto de Potássio (KI) e Nitrato de Chumbo II (Pb(NO3)2), em simultâneo e em pontos opostos da superfície da mesma, verificou-se a sua difusão e a formação de um sal insolúvel de cor amarela, Iodeto de Chumbo (PbI2).
No 1º Ensaio, foi bem visível a formação do precipitado amarelo, uma vez que foram utilizadas quantidades mais que suficientes para a experiência.
No 2º Ensaio, o tempo necessário para a formação do sal insolúvel de Iodeto de Chumbo foi maior, uma vez que foram utilizadas quantidades mais reduzidas de KI e Pb(NO3)2. Para além disso, deve ainda salientar-se que, quando comparados os resultados dos dois ensaios, verifica-se que no 2º Ensaio o precipitado de cor amarela se formou um pouco mais afastado do Nitrato de Chumbo, muito possivelmente devido à não igual simultaneidade da adição dos sais à água como no 1º Ensaio.
Conclusão:
Ao analisar os resultados obtidos concluímos que nesta experiência ocorreu uma reacção de precipitação visto que foi possível observar a formação de uma substância insolúvel ou muito pouco solúvel.
Inicialmente, as substâncias iónicas adicionadas dissolveram-se no solvente, neste caso a água, o que implicou a dissociação dos respectivos iões constituintes: Chumbo II (Pb2+), Potássio (K+), Nitrato (NO3-) e Iodeto (I-). De seguida os iões difundiram-se na água levando à formação de novos compostos, de acordo com a seguinte equação:
Pb(NO3)2 (aq) + 2 KI (aq) PbI2 (s) + 2 KNO3 (aq)
Uma solução aquosa e incolor de iodeto de potássio (KI) reagiu com uma solução