Resenha livro professora sim, tia não
SÃO PAULO 2012
RESENHA DO LIVRO : PROFESSORA SIM, TIA NÃO
Trabalho acadêmico apresentado
Professora sim, tia não Cartas a quem ousa ensinar
introdução
O livro de Paulo Freire, mostra profunda preocupação com a compreensão do leitor, compromisso ético-político, e com as práticas pedagógicas, defende uma escola democrática para um espaço de construção do conhecimento. Primeiras Palavras Professora sim, tia não
Neste capítulo faz referencias a duas obras , Pedagogia da Esperança e Pedagogia do Oprimido com a intenção de rever as críticas e formar um novo livro, com novas referências e pensamentos .
Como já diz o título professora sim , tia não, tem a função de fazer-nos refletir sobre a função da professora e da tia, não se misturando como se a professora tivesse a função de ser tia de seus alunos , como o ato de ensinar fosse mais leve fugindo das responsabilidades colocando o papel de tia.
Viramos tia por parentesco aprendendo a amar, educar e estar presente na vida dos sobrinhos, já como professores temos uma formação , missão de formar cidadãos para um futuro melhor. Primeira carta
“ ensinar- aprender leitura do mundo – leitura da palavra “
Neste capítulo o aprendizado se dá em torno de que não existi ensinar sem aprender , quem ensina aprende com o fato de ensinar e quem aprende também pode dar sua contribuição , estudar necessita de leitura, reflexão, necessita de um ato crítico para o aprendizado.
Também mostra uma experiência que teve na Ilha da Madeira com o estudo e leitura que os traziam a imaginar a realidade e quanto mais longe fosse a imaginar conseguiam retratar melhor a realidade daquele local.
A importância da leitura e escrita desde a pré-escola ,como sendo um ato do cotidiano um ato bom para se pegar o gosto e não largar mais.
Segunda carta “ Não deixe que o medo do difícil paralise você “
Trabalhando o medo