resenha livro professora sim tia nao
Na 2º carta ele aborda a questão do medo que o educador jamais deve deixar se dominar. È necessário de uma vez por todasem especifico na área da educação superar o medo de ler e escrever, ou seja, aprendendo a analisar o texto de forma critica.
Na 3º carta ele fala sobre fiz o magistério porque não tive outras possibilidade. A educação, o ensinar é algo muito sério o propósito de ensinar é assumir com responsabilidade a tarefa docente, ou seja, lidamos com seres humanos. Não é justo fazermos o magistério porque não tivemos outra oportunidade e sim fazê-lo por amor ao ensinar.
Na 4º carta ele aborda as qualidades indispensáveis ao melhor desempenho dos educadores, ou seja, qualidades que não podem faltar na prática educativa. Algumas qualidades adquirimos com a prática, ou seja, não nascemos com elas.
Na 5º carta o autor fala sobre o primeiro dia de aula como o educador deve estar atento á tudo, do mais agitado ao mais tímido aluno. Por isso é importante conhecer seus alunos, seus sonhos, seus gostos desde o primeiro dia de aula.
Na 6º carta ele fala sobre a relação entre a educadora e o educando. A força e a importância do testemunho positivo da educadora influenciam muito como fator de formação dos educando, ou seja, o que eles querem é que ela confirme que é verdadeira e que tenham relações democráticas e respeito mútuo.
Na 7º carta o autor aborda a maneira que oeducador deve falar ao educando, de ouvir ao educando e ser ouvido por ele. Não confundir autoridade com autoritarismo. Ouvir os outros não pode ser um puro favor, mas sim dever, ou seja, de respeito, tolerância e que não falte o direito de quem discorda de exprimir o oposto.
Na 8º carta ele fala da