RESENHA: LIVRO "PROFESSORA SIM, TIA NÃO"
Paulo Freire possui uma característica de fazer com que o leitor reflita sobre o que esta lendo e traga as suas ações.
Neste texto ele mostra:
● A Valorização PROFESSORA NO PROFISSIONAL;
● Papel da PROFESSORA e sua importância na sociedade;
* PROFESSORA E TIA SAO DOIS PAPEIS DISTINTOS:
PROFESSORA e um ser profissional de responsabilidade, com formação acadêmica, e deve estar preparada para ensinar. Não existe ensinar sem aprender.
TIA trata apenas de um relacionamento de parentesco, sendo outro tipo de responsabilidade e comportamento. Entende-se por tia “boas moças”, que não brigam.
O autor não visa menosprezar a condição de tia, mas sim valorizar a tarefa de professor como profissional porque ensinar e uma profissão que envolve muitos estudos e conhecimento. Ele chama atenção quando diz que professoras são também aprendizes porque enquanto ensina também se aprende e que as mesmas devem se definir como PROFESSORAS e deixar o cômodo papel de “TIA” e assumir-se como verdadeira profissional da Educação.
A figura da professora se tornou escura e desmerecida pela sociedade, sendo uma profissão considerada por muitos com o sem importância que pode ser desempenhada por qualquer um ou um trabalho que alguém escolheu porque não teve outra opção e se viu obrigada a “ lidar com crianças.”
O autor defende que professora seja critica e lute por seus direitos.
Professora tem que se posicionar politicamente e eticamente na sua função de ensinar, em qualquer que seja o sistema educacional vigente.
E que aprendizagem deve acontecer naturalmente, sem imposições nem ritmo pré-estabelecido. Sem não levarmos isso em conta, dificilmente chegaremos a ser um bom profissional na educação.
Fica ainda mais demonstrado que para se conseguir chegar a ser uma boa professora da educação o que se deve possuir e mais que vocação.Ser professora implica em responsabilidade, amor,