Resenha professora sim tia não, cartas a quem ousa ensinar
PROFESSORA SIM, TIA NÃO
CARTAS A QUEM OUSA ENSINAR
RESENHA
PROFESSORA SIM, TIA NÃO
CARTAS A QUEM OUSA ENSINAR
Resenha apresentada ao Prof. Diego Flores, para compor a nota da disciplina de PPI (Projeto Profissional Interdisciplinar, do curso de Licenciatura em Geografia, 1semestre.
SÃO PAULO
2013
Resenha
Paulo Reglus Neves Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 em Recife, PE. Apesar de pertencer a uma família de classe média, Freire vivenciou a pobreza e a fome na infância durante a depressão de 1929. Uma experiência que o levou a se preocupar com os mais pobres e o inspirou a construir seu revolucionário método de ensino.
Resumidamente, durante sua existência ele propôs uma pedagogia libertadora, uma pedagogia voltada para a conscientização da opressão e uma ação transformadora em sua obra “Pedagogia do Oprimido”.
Paulo Freire morreu em 02 de maio de 1997, em São Paulo, SP. A obra resenhada e de Paulo Freire, publicada em 1993 pela editora Olho D’Agua, aborda uma serie de questões sobre a pratica e o discurso docente. Utiliza-se de obras anteriores como: Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da esperança. Paulo Freire possui uma característica muito singular em seus livros fazendo o leitor refletir sobre o que esta lendo e trazer as suas ações, este livro (Professora sim, tia não, cartas a quem ousa ensinar) não poderia ser diferente, inicia com uma reflexão necessária, com fatores pessoais e refletindo a sociedade como um único conjunto. Este trabalho o autor desenvolve em todo o livro buscando sempre não parecer uma divisão de capítulos (fatos isolados ou cartas) e sim um complexo de informações necessárias ao inicio da pratica como docente. Como já foi citado a obra reúne diversas informações e transmite como idéia central a pratica docente, embora seja dividido por capítulos, o complexo deve ser entendido como um todo, desde a introdução e o inicio das cartas que somam-se 10, ao final reúne-se as Ultimas