Resenha livro Ei! Tem alguém aí?
Livro: Ei! Tem alguém aí?, Jostein Gaarder.
Um livro incrível, muito agradável para a família, pois de uma forma diferente descreve dificuldades e soluções para as crianças, publicado no ano de 1996 pela companhia das letrinhas. Jostein Gaarder nasceu em 1952, fez filosofia, teologia e literatura. Em 1991 lançou o livro “O Mundo de Sofia”, a obra mais conhecida internacionalmente, onde já foi traduzida para mais de cinquenta línguas. Normalmente suas obras falam de romances filosóficos, contos e histórias.
No livro Ei! Tem alguém aí? Jostein descreve a história de Joakim um garoto de oito anos que espera pela chegada de um irmãozinho ou irmãzinha, porém sua vontade maior é ter um irmão. No dia do parto de sua mãe, Joakim teve que ficar sozinho, enquanto sua tia Helena não chegasse, mas algo diferente aconteceu, ao olhar para o jardim vê que tem um menino pendurado de cabeça para baixo em uma árvore, seu nome é Mika um garotinho que veio das estrelas, a partir daí começaram uma amizade belíssima.
Joakim e Mika conversam por um bom tempo, Mika sempre fazendo perguntas inteligentes, tentando descobrir que planeta é esse que foi parar Joakim de uma forma curiosa tentando descobrir quem é aquele menino que de repente caiu em seu jardim, por outro lado Joakim ficava pensando em como seria sua convivência com os pais, pois sabia que um bebê iria tirar toda a atenção que era só para ele, assim Mika e Joakim desenvolvem formas de apreender juntos, fazem de tudo, remam em um barco, comem panquecas, escalam montanhas e principalmente conversam sobre a origem da vida, mesmo sendo tão diferentes, percebem que ao mesmo tempo são tão parecidos. Passam um dia inteiro juntos e ao final não sabem se estão sonhando ou acordados.
É uma história fascinante, onde aborda de maneira diferente e contagiante a chegada de um irmão na família, visando como as crianças podem reagir com essa chegada, mostrando o medo que elas têm de perder a atenção que os pais só davam para