Resenha livro bobbio
Curso: Direito
Disciplina: Ciências Políticas
BOBBIO, N O Significado Clássico e moderno de Política
In BOBBIO, N (Coordenador). Curso de Introdução à Ciência Política ( Brasília. Editora Universidade de Brasília 1990).
Este é um artigo que aborda a a introdução à ciência Política, onde Bobbio expõe o problema dos “dois aspectos” sob os quais tem sido feita a história do problema das formas de governo. Ele os denomina aspectos prescritivos. Da mesma forma que diferencia os dois “usos” na apresentação daquele problema: o uso sistemático e o uso axiológico aos quais, acrescenta a citação ao “uso histórico”. Este obedeceria, a utilização do problema das formas de governo para a contrução de uma imagem filosófica da história.
O termo Política resultado do adjetivo Politikós (de pólis), que significa tudo o que se refere a cidade, tudo o que é portanto, civil, publico, sociável e social; foi publicado através da influência da grande obra de Aristóteles intitulada Política. Este é considerado, o primeiro tratado sobrea a natureza, as funções, a distribuição dos cargos estatais e ainda sobre variás formas de governo, com relevo especial para o definição da arte da ciência de governar. E um tratado de reflexão agora porém sem importar se de caráter meramente descritivos ou prescritivos sobre as coisas da cidade.
Ocorreu que desde o começo, uma adaptação de significado do conjunto das coisas classificadas de certo modo (justamente com um adjetivo qualificativo como “político”) até mesmo a forma de saber mais ou menos organizado sobre este mesmo conjunto de coisas. Esta transposição não é diferente a que deu origem a termos como física, estética e até cibernética. Durante séculos o termo política foi empregado para indicar obras dedicadas à esfera de atividade humana ligadas às coisas do Estado.
Já na idade moderna o termo foi perdendo seu