RESENHA LEONARDO
LEONARDO FELIPE GOMES
Professora Maria de Fátima Fonseca
KARL MARX
Dados: Esta resenha conta a trajetória e vida de Karl Marx, um dos nomes considerados clássicos da Sociologia ao lado de Émile Durkheim e Max Weber. Seus escritos continuam sendo essenciais para o desenvolvimento de várias áreas do conhecimento e permanecem sendo fonte de inspiração de crítica da Sociologia atual. Marx foi um filósofo e revolucionário alemão que criou as bases da doutrina comunista criticando ferrenhamente o capitalismo. Sua filosofia foi formulada em um contexto histórico e social do passado e ainda continuam válidas e fundamentais para entendermos o contexto de nossa atualidade.
A Sociologia nasceu durante a Revolução Industrial, em meados do século XIX, como uma resposta a um processo de transformação que a sociedade passava, caracterizada pela opressão e pobreza da classe trabalhadora. O grande dilema da Sociologia seja possivelmente a base de estudos em função da sociedade e concepções de diferentes correntes metodológicas. Dentre os sociólogos clássicos que tentaram explicar esses fenômenos da sociedade compreendendo-a de maneira crítica, destaca-se Karl Marx.
Marx (1818 – 1883) nasceu em Trèves, sul da Prússia, fronteira da França, em 5 de maio de 1818, de família judia convertida ao Protestantismo. Filho de um advogado e conselheiro da justiça descendia de uma longa linhagem de rabinos. Embora fosse um racionalista de formação tipicamente iluminista, concluiu o curso ginasial em 1835 e após estudou Direito, História, Filosofia, Arte e Literatura na Universidade de Bonn, na Alemanha.
Durante sua formação, Marx foi muito influenciado por Hegel, filósofo da época que procurava analisar as questões sociais fundamentada nas transformações da burguesia na Alemanha. Em 1840, apresenta sua tese na Universidade de Iena: "A Diferença Entre a Filosofia da Natureza de Demócrito e a de Epicuro". Acaba dedicando-se ao jornalismo escrevendo artigos para