Resenha do livro Leonardo Rufino
Recife, 2015
Universidade Federal de Pernambuco
Medicina Ética e Relações Humanas
Aluno: Leonardo Rufino Andrade
Professor: João Ricardo Mendes de Oliveira
Curso: Medicina
Turma: 1° período (138)
Uma questão de contexto
Cartas a um jovem médico, livro do Dr. Adib Jatene publicado em 2007 pela Editora Campus, é formado por pequenos 15 capítulos nos quais o autor relata suas opiniões críticas a respeito dos desafios, frustrações e gratificações da profissão médica que o acometeram enquanto estudante, recém-formado, Secretário de Saúde, Ministro da Saúde e expectador de uma revolução na forma do tratamento da profissão médica no Brasil.
Primeiramente, é importante entender que, como repetidamente citada pelo autor, a mudança na forma do ensino da Medicina vem alterando profundamente a forma como ela vem sendo exercida. No século XIX, a formação médica mundial era totalmente voltada para a área observativa, não havendo muito interesse na área científica (situação que iniciou a mudar com o Relatório Flexner, 1910). Por muito tempo, no Brasil, a figura do médico era mais geral, tendo uma atuação maior na parte clínica e atendimento sob conhecimentos gerais, situação cuja mudança de deu por volta de 1944, com a introdução das residências médicas na USP. Após esse período, a atividade médica multiprofissional e multidisciplinar passou a ser mais especializada, criando “tecnificismos” capitalistas que restringem a capacidade geral do novo médico, tanto na área do conhecimento quanto nas relações humanas.
Também, é válido ressaltar que o Dr. Adib critica, corretamente, a transformação da medicina em um “grande negócio” e a sua inclusão de forma egoísta e imediatista no capitalismo financeiro atual. Remetendo à máxima do próprio autor: “A moderna tecnologia foi feita para quem