RESENHA JURIDICA
BRUNO MARCON1*
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23 a ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
RESUMO
Este trabalho visa demonstrar o posicionamento de Paulo Freire, sobre a importância do ato de ler, e destaca sua experiência durante sua estadia na Republica Democrática de São Tomé e Princípe. Ressalta ainda a importância de uma biblioteca popular para auxiliar na alfabetização de adultos como de pós-alfabetização. São relatos pesssoais de Paulo Freire sobre como a leitura do mundo precede a leitura da palavra, e de como isso é importante para o individuo construir sua identidade, sua historia.
Palavras – chave: Importância; Ler; Alfabetização; Identidade.
INTRODUÇÃO
Paulo Freire sempre foi dedicado a educação, e sua preocupação o fez cada vez mais procurar soluções inovadoras e que tivessem resultados. É o que ele relata em sua volta ao Brasil após um longo período de permanencia em São Tomé e Princípe, quando escreve três artigos contanto sobre sua experiêcia naquela Republica.
Para Freire a alfabetização leva a compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica e implica a percepção das relações entre o texto e o contexto.
A LEITURA
A insistência na quantidade de leituras sem o devido adentramento nos textos a serem compreendidos, e não mecanicamente memorizados, revela uma visão magica da palavra escrita. Pois a alfabetização é a criação ou a montagem da expressão escrita da expressão oral, onde a leitura da palavra pode ser não apenas procedida pela leitura do mundo, mas por uma forma de transforma-lo através da prática docente.
E nesse sentido que Freire, escreve que a leitura critica da realidade se da num processo de alfabetização ou não e associada a certas práticas claramente políticas de mobilização e de organização, e pode-se constituir num instrumento para o que Gramsci chamaria de ação