Resenha iracema
Obra lida: Iracema
Autor: José de Alencar
Edição: 1ª
Editora: Nobel
Tradutor: ---
Páginas: 144 páginas
Categoria: Literatura nacional / Romance 2.0 PERSONAGENS
Protagonistas:
Iracema: Virgem dos labios de mel, cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira, sorriso doce e halito perfumado, morena mais rápida que a ema selvagem.
Martim: Um jovem guerreiro, nos olhos um azul triste das aguas profundas, ignotas armas e tecidos lhe cobrem o corpo. Secundários:
Poti: Guerreiro pitiguara, amigo de Martim.
Cajaúna: Chefe dos pitiguaras.
Maranguab: Avô de Poti, conhecido como “o grande sabedor da guerra”. Araquén: Pai de Iracema e pajé da tribo tabajara.
Caubi: Valoroso guerreiro tabajara, irmão de Iracema.
Andira: Velho guerreiro, irmão de Araquém.
Moacir: Filho de Martim e Iracema, seu nome significa “filho do sofrimento”.
Japi: Cão de Martim.
Antagonista:
Irapuã: Desejava o amor de Iracema, inimigo de Martim
3.0 NARRADOR/LINGUAGEM
O romance é narrado em terceira pessoa - “Chora o cajueiro quando fica tronco seco e triste. Iracema perdeu sua felicidade, depois que separaste dela” (Cap. III) 5.0 TEMPO
Psicológico e cronológico: “O sol brilhava sempre sobre as praias do mar, e as areias refletiam os raios ardentes; mas nem luz que vinha do céu, nem a luz que refletia da terra, espancaram a sombra n’alma do cristão. Cada vez o crepúsculo era maior em sua fronte.” 6.0 ESPAÇO Iracema é ambientado em terras brasileiras, com seu povo nativo, suas cores e sua cultura, representando o espírito nacionalista da obra.
7.0 SINTESE Durante uma de suas caçadas, Martim se perdeu dos companheiros pitiguaras e se pôs a caminhar sem rumo durante três dias. No interior das matas pertencentes à tribo dos tabajaras, se deparou com Iracema, surpresa e amedrontada, a índia feriu o branco no rosto com uma flechada, ele não reagiu, arrependida, a moça correu até Martim e