Resenha introdução à historiografia
RESENHA
Introdução à Historiografia
Germano Gonçalves Arrudas.
Curso: História.
Introdução a historiografia.
Do século 19 para o 20.
Para entendermos a obra de Marie-Paule Caire-Jabinet que é uma obra profunda em relação à história do século 19 e 20 precisamos colocar alguns pontos fundamentais de sua obra em evidência.
A autora vem por intermédio de essa obra mostrar o papel principal da revista histórica francesa Annales na sua contribuição da história com seus fundamentos para com a história da França, mas que encontraria ao longo dos anos de revista muitas critica no determinado ponto da revista junto à escola metódica que era destaque em suas matérias tanto que ultrapassou fronteiras do país e chegou aos Estados Unidos e lá puderam concentrar-se na história francesa, e houve um desenrolar dos historiadores fazendo com que sejam expandidos os métodos do ensino de história não ficando somente na França. No incentivo de maiores estudos junto a seus historiadores relacionados com uma ciência social em toda a sua amplitude. Mostrar que alguns filósofos da época (Alain) protestavam contra as medidas tomadas pela revista annales junto à escola metódica. No olhar da autora Marie Paule Caire jabinet outros profissionais não ligados à história necessitavam de assuntos sociais, econômicos e de filosofias para se fizer a história e não só se resumir a textos, teses e documentos oriundos da França.
A importância da Annales fez com que recebesse acusações de serem inflexível e de dar valor somente ao que se viam em documentos e textos. Que ficou conhecida como a escrita da história da França.
Jabinet nos mostra que a renovação estava sendo feita através das novas revistas que estavam aparecendo em 1900, Henri Berr inaugura, a Revue de synthèse histpríque querendo entrar no campo das outras ciências para o estudo da história fazendo uma verdadeira renovação nos estudos, mas houve rejeição nos ensinamento então foi proposto que