Resenha Impacto Positivo
Nome: Diego da Silva Rodrigues
Curso: Administração
Palestra 1: Impacto Positivo da Modelagem de Processos na Universidade
A palestra ministrada pelos Professores Pietro Salaberri e Pierre Martin, usando como exemplo a organização onde trabalham, abordou de uma maneira bem ampla os processos nas universidades, começando pelos conceitos e características básicas deste chegando até suas vantagens para a instituição.
Definimos o termo processo como sequência de acontecimentos interligados que estão relacionados entre si, que em cada etapa consumem recursos vários para converter uma ou mais matérias primas em um elemento final e em todos os cantos da organização têm pessoas executando-os, fazendo uma comparação podemos dizer que qualquer momento da nossa vida é um processo.
O processo passa por três etapas: entrada, atividades e saída, entrada e saída são respectivamente o pedido (fato gerador) e a saída do próprio pronto, as atividades devem agregar valor, ser eficientes, ter eficácia (satisfação do cliente), tempo de ciclo (quanto menos melhor) e menos custo. Além disso, possuem também quatro níveis: processo, sub-processo, atividades e tarefas e precisa incluir descrição, diagrama textual, matérias e outras informações de apoio.
É importante dizer que o não está padronizado nem escrito é o conhecimento de uma pessoa apenas, então não vale nada, assim na modelagem de processo de gestão são extremamente necessárias transparência, clareza e melhora no desempenho.
Quando os palestrantes chegaram ao seu novo local de trabalho constataram alguns problemas internos como, várias equipes dividindo o serviço, pouca comunicação entre elas, falta de padronização dos documentos, troca de chefia constante e falta de infraestrutura, para solucionar isso implantaram uma definição de padrão de trabalho e de papeis e responsabilidades, dando ênfase para que as soluções viessem antes mesmo dos problemas, pois se acontecesse já saberiam como resolver.
Como a