Mobilidade urbana
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DA MOBILIDE
ALVARO BORBA COLEN FRANÇA
YURI HENRIQUE FERREIRA COELHO
RESENHA:
IMPACTOS AMBIENTAIS DA MOBILIDADE URBANA: CINCO CATEGORIAS DE MEDIDAS MITIGADORAS
ITABIRA
2013
ALVARO BORBA COLEN FRANÇA
YURI HENRIQUE FERREIRA COELHO
RESENHA:
IMPACTOS AMBIENTAIS DA MOBILIDADE URBANA: CINCO CATEGORIAS DE MEDIDAS MITIGADORAS
Resenha apresentada à disciplina de Comunicação e Expressão do segundo período do curso de graduação em Engenharia da Mobilidade da Universidade Federal de Itajubá, Campus Itabira para a obtenção de créditos.
Prof.: Profa. Dra. Priscilla Chantal Duarte Silva
ITABIRA
2013
Mobilidade Urbana
Cinco métodos categóricos para redução de Impacto Ambiental, segundo os profissionais urbanistas Rafael Barczak e Fábio Duarte. Yuri Henrique
Alvaro Borba
Impactos ambientais da mobilidade urbana: cinco categorias de medidas mitigadoras, (Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana. jan./jun. 2012, 19 páginas), estudo dos profissionais urbanistas Rafael Barczak e Fábio Duarte trata de cincos medidas otimizadoras no quesito redução de impactos ambientais especificamente pelas fontes emissoras de gases de efeito estufa (GEE), relacionados ao sistema de mobilidade urbana.
Decorrentes de análises que batem em conformidade com artigos científicos publicados de 1997 (Protocolo de Kyoto) a 2009 (Cúpula de Copenhague) em periódicos internacionais constantes na base ISI Web of Science, os cinco grupos de avaliações para redução de impacto ambiental foram definidos em: medidas econômico-fiscais e financeiras; regulatórias; informação e comunicação; planejamento urbano e de transportes; e tecnológicas.
Abordando o fundamento teórico encontrado na primeira medida, econômico-fiscais, nota-se que os autores defendem a ideia que deve existir a cobrança de taxas