balanco patrimonial
BALANÇO PATRIMONIAL O balanço tem por finalidade apresentar a posição financeira e patrimonial da empresa em determinada data, representando, por tanto, uma posição estática. No balanço patrimonial as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e análise da situação financeira da companhia. Conforme as intitulações da lei Nº 6.404/76, o balanço é composto por três elementos básicos:
ATIVO
PASSIVO
PATRIMÔNIO LIQUIDO
- No Ativo, são apresentados em primeiro lugar as contas mais rapidamente conversíveis em disponibilidade, iniciando com o disponível ( caixa e banco ) a receber, estoques, e assim sucessivamente. São recursos postos à disposição da entidade capazes de gerar fluxo de caixa imediatamente ou no futuro, de forma direta ou indireta. São os Conjuntos de bens e direitos (parte positiva).
- No Passivo classificam-se em primeiro lugar as contas cuja exigibilidade ocorre antes. São obrigações presentes, decorrentes de eventos passados, que se espera que resultem em saídas de caixa no futuro. São os Conjuntos de obrigações (parte negativa).
- No Patrimônio liquido diferença entre o Ativo e o Passivo. Representa as obrigações da entidade para com os sócios ou acionistas. É a parte do Patrimônio que vai medir ou avaliar a situação ou condição da entidade; é chamado, também, de Passivo não exigível ou Situação Líquida.
A lei nº 6.404, de 15 de dezembro 1976 estabeleceu que as contas do BALANÇO PATRIMONIAL devem ser agrupadas segundo os elementos do patrimônio e classificadas da seguinte forma: ATIVO PASSIVO+ PL
Ativo circulante.
Passivo circulante
Ativo realizável a longo prazo.
Passivo exigível a longo prazo
Ativo permanente, dividido em investimentos