A Globalização e a Sociedade moderna
Tópicos destacados:
Globalização e a Comunicação
O direito de informar e de ser informado
Liberdade de expressão x ética
Informar não é influenciar
O papel do jornalista e os direitos humanos
A mídia como protagonista
Sensacionalismo
A informação como produto
Notícia como espetáculo
O fim não justifica os meios
Com a globalização e consequentemente com a expansão dos meios de comunicação, a informação agora é passada de forma instantânea. Hoje em dia, é dever informar e é de direito ser informado. O papel do Jornalista tornou-se algo fundamental na sociedade moderna.
Estamos vivendo em mundo onde a liberdade de expressão, representou a evolução do jornalismo e do mundo. Pois agora podemos ser informados de tudo que está ocorrendo ao nosso redor e no mundo, sem nenhuma restrição. Porém, vale ressaltar a responsabilidade do jornalista com ética. O profissional de comunicação deve sempre se lembrar do seu verdadeiro papel, o de informar, e não deixar que sua opinião interfira no momento de passar essa informação a diante. Isto é, ter total imparcialidade diante a informação. Pois, é importante lembrar que ao expor uma notícia estarão expondo também as pessoas envolvidas e assim trazendo consequências à ela e a sua vida. Pessoas que possuem direitos como qualquer outro ser humano.
Tratando-se da mídia, esta questão da liberdade de expressão em oposição à ética é bem evidente. A mídia, atualmente, vem transformando a informação em produto.
O interesse profissional por uma noticia bombástica ou por um “furo de reportagem”, como se diz em jornalismo, muitas vezes ultrapassa os limites da ética. Apresentadores acabam banalizando uma noticia, expondo sua opinião e intervindo no acontecimento, por ipobe. Como exemplo, avaliaremos o comportamento da apresentadora Sonia Abrão no caso do sequestro da Jovem Eloá. Em 13 de outubro de 2008,