PT Roby
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM NUTRIÇÃO
ROBEILDA CARVALHO DA SILVA
A IDENTIDADE CULTURAL NA PÓS-MODERNIDADE
Fichamento apresentado ao curso de Nutrição da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina de Produção Textual no I período, sob a orientação da professora Célia Marília.
Paripiranga
Maio de 2015
REFERÊNCIA: HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.28 P.
RESUMO:
Stuart Hall é um gigante intelectual da contemporaneidade. É um autor que revolucionou as discussões em educação no Brasil.
CAPITULO I: A IDENTIDADE EM QUESTÃO
“A assim chamada “crise de identidade” é vista como parte de um processo mais amplo de mudança, que está deslocando as estruturas e processos centrais das sociedades modernas e abalando os quadros de referência que davam aos indivíduos uma ancoragem estável no mundo social”. (p.1)
“Um outro aspecto dessa questão da identidade está relacionado ao caráter da mudança na modernidade tardia; em particular, ao processo de mudança conhecido como “globalização” e seu impacto sobre a identidade cultural”. (p.3)
“A modernidade, em contraste, não é definida apenas como a experiência de convivência com a mudança rápida, mas é uma forma altamente reflexiva de vida [...]”. (p.3)
PARECER:O capitulo tem como objetivo nos informar sobre as mudanças ocorridas nas identidades culturais. Essa essência tem como argumento as velhas identidades que por tanto tempo estabilizaram o mundo e agora declinam em novos processos na sociedade moderna. As sociedades modernas são definidas como sociedades de rápida e constante transformação. Abrangem ainda vários campos do mundo, modificando as sociedades tradicionais.
CAPITULO II: NASCIMENTO E MORTE DO SUJEITO MODERNO
“O nascimento do “individuo soberano”, entre o Humanismo Renascentista do século XVI, representou uma ruptura importante com o passado”. (p.6)
“Muitos movimentos