Sociologia
Turma: 21
RESUMO DO TEXTO: “SOCIOLOGIA – GLOBALIZAÇÃO E O MUNDO EM MUDANÇA”.
Introdução
O planeta Terra tem uma idade de quase 4 bilhões e meio de anos, a agricultura tem apenas 12 mil anos de existência, as civilizações humanas de grande escala datam de 6 mil anos. Se a existência humana fosse comparado há um dia de 24 horas, a agricultura teria começado ás 23:56, ás civilizações às 23:57, já o desenvolvimento das sociedade viria às 23:59:30. O Período chamado pelos sociólogos de modernidade testemunhou uma globalização muito rápida da vida social, conectando sociedades com várias maneiras, desde trocas econômicas e acordo políticos até ao turismo global, tecnologia de comunicações eletrônicas e padrões de migração. Essa mudança fica gritante se olharmos as taxas de crescimento populacional e desenvolvimento tecnológico. O tempo que a Terra levava para dobrar a população já foi mil anos, mas atualmente está a menos de 38 anos.
Tipos de sociedade
Um mundo em desaparecimento: o destino das sociedades pré – modernas. Os exploradores, comerciantes e missionários, que foram enviados na era das grandes descobertas, descobriram povos diferentes, resumidamente o antropólogo Marvin Harris, disse que: “em certas regiões, como Austrália, Ártico, África e extremos da América do Sul, existiam grupos que viviam como esquecidos ancestrais da idade da pedra; Já em outras regiões como, florestas da América do Norte, selvas na América do Sul e Leste Asiático, encontraram populações mais densas; Já em outros locais foram encontrados Estados e Impérios”. Essa variedade de sociedades pode ser agrupada em três categorias principais, são elas: caçadores e coletores, grandes sociedades agrárias ou pastorais e civilizações não industriais ou Estados tradicionais.
As primeiras sociedades: caçadores e coletores. Ganhavam a vida com a caça, pesca e a coleta de plantas comestíveis ainda existe essa cultura em algumas partes do mundo,