Susaki Et Al 2006 Acta Paulista De Enfermagem
Identificação das fases do processo de morrer pelos profissionais de Enfermagem
Identification of the dying process phases by Nursing professionals
La identificación de las fases del proceso de muerte para los profesionales de Enfermería
Tatiana Thaller Susaki1, Maria Júlia Paes da Silva2, João Francisco Possari3
RESUMO
Objetivo: verificar se o enfermeiro consegue identificar as cinco fases do processo de morrer, descritas por Elizabeth Kübler-Ross, nos pacientes sob seus cuidados e que se encontram fora de possibilidades terapêuticas. Métodos: foi questionado se percebem os sinais da comunicação não-verbal para prestar esse atendimento e fazer essa identificação. Os dados foram coletados em janeiro de 2004 por meio de entrevista individual, pré-agendada, com enfermeiros, em hospital público vinculado ao ensino na cidade de São Paulo. Resultados: constatamos que 92% dos enfermeiros conseguiram identificar pelo menos uma das fases do processo de morrer na vivência com pacientes terminais, sendo citadas, em média, três. A aceitação (85%), a negação (69%) e a depressão (61%) são as mais freqüentemente percebidas.
Verificamos o uso e entendimento da comunicação não-verbal na identificação das fases nas falas de 54% dos enfermeiros. Conclusão: os resultados também evidenciaram as dificuldades enfrentadas pelo enfermeiro quanto essa temática e, percebe-se que existe uma lacuna evidente entre a formação do profissional e a manutenção do seu treinamento e suporte na instituição de saúde.
Descritores: Morte; Morrer; Enfermagem; Comunicação não-verbal; Cuidados paliativos
ABSTRACT
Objective: to verify if the nurses could to identify the five dying process phases, described by Elizabeth Kübler-Ross, in patients under their cares and out of therapeutic possibilities. Methods: were questioned if can notices the non-verbal communication signs to render that attendance and to do that identification. The data were collected in January of 2004 by means of