Resenha IA
O artigo inicialmente aborda o processo de valorização da informação dentro das organizações, sendo hoje a informação considerada umas das principais ativos.Com essa evolução as empresas então investindo mais em seus setores de TIC, responsáveis por armazenar, processar, e fazer circular, rapidamente e a baixo custo, um número de dados cada vez maior. Dentro da necessidade das empresas que surgiu o Gerenciamento do Conhecimento.
É possível compreender a engenharia do conhecimento e o gerenciamento do conhecimento como áreas de conhecimento distintas. A engenharia de conhecimento tem, como consenso, um foco mais técnico sobre o conhecimento (por exemplo: representação, organização, raciocínio e procura). Já o gerenciamento do conhecimento, está mais alinhado aos objetivos de capturar, compartilhar e reutilizar o conhecimento em uma organização ou entre organizações.
Os projetos de gerenciamento do conhecimento podem continuar sem qualquer esforço de engenharia de conhecimento aplicado em um sistema gerenciador de conteúdo. Entretanto, todo projeto de gerenciamento de conhecimento envolve alguma engenharia de conhecimento para o fornecimento de serviços com valor agregado.
IA e Gestão de Conhecimento são práticas integrativas. Estas soluções estão sendo utilizados por muitas companhias que começam a compreender como aplicar as práticas de GC para agregar valor aos seus serviços. As tecnologias usadas no suporte às iniciativas de GC estão sendo rapidamente incorporadas aos softwares de GC. Um interesse particular no uso de arcabouços, é o papel da IA nesses arcabouços.
Após essa abordagem sobre GC e IA o autor começa uma explicação das principais categorias de IA começando com Sistemas Especialista. Definido como um programa de computador que tem uma base de conhecimento sobre um domínio e utiliza o raciocínio para executar tarefas que especialistas humanos