xadrez
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
EMANUELLE PIECHONTCOSKI
ETHEL JACOMEL JUNIOR
OTAVIO CÉSAR RIBEIRO
THYAGO SILVEIRA
XADREZ
Séries Iniciais ou Pré Esportivo
Jogo Simples, Sem Tática Definida.
UNIÃO DA VITÓRIA-PR
2013
Introdução
Xadrez é um jogo de tabuleiro de natureza recreativa e competitiva para dois jogadores, sendo também conhecido como Xadrez Ocidental ou Xadrez Internacional para distingui-lo dos seus predecessores e de outras variantes da atualidade. A forma atual do jogo surgiu no Sudoeste da Europa na segunda metade do século XV, durante o Renascimento, depois de ter evoluído de suas antigas origens persas e indianas. O xadrez é um dos jogos mais populares do mundo, sendo praticado por milhões de pessoas em torneios (amadores e profissionais),clubes, escolas, pela internet, por correspondência e informalmente. Há uma estimativa de cerca de 605 milhões de pessoas em todo o mundo que sabem jogar xadrez e destas, 7,5 milhões são filiadas a uma das federações nacionais que existem em 160 países em todo o mundo.
A importância do xadrez na sala de aula.
O xadrez é realmente um excelente exercício para o cérebro e exige muito das emoções. A pessoa adquire um senso muito prático de organização, concentração e desenvolve de forma muito especial a memória. O xadrez trabalha a imaginação, memorização, planejamento e paciência. O xadrez ajuda a melhorar a atenção, a disciplina, o pensamento lógico e a imaginação.
O Xadrez Simples, sem regra definida.
O xadrez simples, como o próprio nome já diz, é simples, sem regras, o único objetivo do jogo e capturar as peças adversárias e chegar ao Xeque-mate. Movimentação das peças: A Torre se movimenta nas direções ortogonais, isto é, pelas linhas (horizontais) e colunas (verticais), não podendo se